Aeroportos nos EUA
Todas as equipas da American Airlines, Envoy, PSA e Piedmont têm um plano de contingência abrangente para responder a atrasos longos em terra (na pista) nos aeroportos dos EUA.
Cada plano:
- Garante que teremos recursos adequados disponíveis para satisfazer as suas necessidades
- Nomeia uma pessoa de controlo para coordenar equipas locais e comunicar com centros de operações centrais
Em cada aeroporto dos EUA que servimos, os planos são coordenados com:
- Autoridades aeroportuárias locais
- Administração de Segurança dos Transportes (TSA)
- Alfândega dos EUA
- Proteção de fronteiras em cada aeroporto dos EUA usado regularmente para voos internacionais
Também dispomos de planos para todos os aeroportos que servimos regularmente (incluindo os nossos aeroportos de desvio designados) para envidar esforços razoáveis para partilhar instalações e portas de embarque com outras companhias aéreas em caso de emergência e durante operações irregulares, como condições climatéricas extremas. As portas seriam disponibilizadas de acordo com as prioridades operacionais estabelecidas (ou seja, emergências médicas, preocupações de manutenção) e restrições de compatibilidade com portas de embarque locais. Se não estiver disponível uma porta de embarque e for necessário o desembarque, outros equipamentos, como escadas aéreas, serão disponibilizados para desembarcar os passageiros.
Salvo indicação em contrário, os voos internacionais e/ou voos de codeshare comercializados (número de voo da AA operado por outra companhia aérea) seguem o seu próprio plano de contingência para atrasos na pista. Este plano de contingência está explicitamente separado e não faz parte do contrato de transporte destas transportadoras.
Limites de atrasos longos na pista
Podem ocorrer atrasos longos na pista durante a saída do táxi (antes da partida) e no táxi (após a aterragem). Durante estas fases de viagem, aplicam-se estes limites:
- Para voos domésticos, a American Airlines, Envoy, PSA e Piedmont não permitirão que um avião permaneça na pista num aeroporto dos EUA durante mais de três horas sem dar aos passageiros a oportunidade de desembarcar.
- Para voos internacionais com partida ou chegada num aeroporto dos EUA, a American Airlines, Envoy, PSA e Piedmont não permitirão que um avião permaneça na pista num aeroporto dos EUA durante mais de quatro horas sem dar aos passageiros a oportunidade de desembarcar.
Podem ser necessários atrasos superiores a estes limites de tempo se:
- O piloto comandante determina que permitir que um passageiro desembarque colocaria em risco a segurança do passageiro ou existe um motivo de segurança ou proteção pelo qual o avião não pode deixar a sua posição na pista para desembarcar passageiros.
- O controlo do tráfego aéreo informa o piloto comandante de que o regresso à porta de embarque ou a outro ponto de desembarque noutro local, para desembarcar os passageiros, perturbaria significativamente as operações do aeroporto.
- Para voos de partida, o voo começa a regressar a um ponto de desembarque adequado o mais tardar três horas (para voos domésticos) ou quatro horas (para voos internacionais) após a porta principal do avião ser fechada para desembarcar os passageiros. Se o avião estiver numa área que não está sob o controlo da transportadora, o avião tinha começado a regressar a um ponto de desembarque adequado quando uma solicitação foi feita à torre de controlo da Administração Federal de Aviação, autoridade aeroportuária ou outra autoridade relevante que direciona as operações do avião. Se o avião estiver numa área sob o controlo da transportadora, o avião tinha começado a regressar a um ponto de desembarque adequado quando o piloto começa a manobrar o avião até um ponto de desembarque adequado.
Serviços de passageiros durante um atraso longo na pista
Para todos os voos com um atraso de terra prolongado num aeroporto dos EUA, a American Airlines, Envoy, PSA e Piedmont irão:
- Fornecer aos passageiros alimentos adequados e água potável no máximo duas horas após o início do atraso, a menos que o piloto comandante determine que as considerações de segurança impedem esse serviço.
- Garantir que as instalações de lavabos em funcionamento permaneçam disponíveis enquanto o avião permanecer na pista.
- Certificar-se de que está disponível assistência médica adequada, se necessário, enquanto o avião permanece na pista.
- Certificar-se de que é mantida uma temperatura confortável na cabine.
- Certificar-se de que os passageiros no voo atrasado receberão uma notificação sobre o estado do atraso quando este exceder os 30 minutos.
- Notificar os passageiros sobre um voo atrasado sempre que houver a oportunidade de desembarcar de um avião se a oportunidade de desembarcar realmente existir.
Na American Airlines, Envoy, PSA e Piedmont, a segurança e o conforto dos nossos clientes são sempre uma prioridade importante, especialmente durante atrasos de voos. Estamos confiantes de que os nossos planos de contingência irão diminuir o seu incómodo.