Plano de contingência para atrasos na pista

Aeroportos dos EUA

As equipes da American Airlines, da Envoy, da PSA e da Piedmont possuem um plano de contingência completo para o caso de atrasos prolongados na pista com passageiros a bordo em aeroportos nos EUA.

Cada plano:

  • Garante a disponibilidade de recursos adequados para atender a suas necessidades
  • Designa uma pessoa responsável pelo controle e coordenação das atividades da equipe, bem como pela comunicação com as centrais de operações

Em todos os aeroportos dos EUA que atendemos, os planos são coordenados com:

  • As autoridades aeroportuárias locais
  • Transportation Security Administration (TSA)
  • A alfândega dos Estados Unidos
  • A proteção de fronteiras em todos os aeroportos dos Estados Unidos pelos quais passam voos internacionais

Também temos planos em todos os aeroportos em que operamos regularmente (incluindo aeroportos utilizados em caso de desvio de rota) para que seja feito o possível para compartilhar instalações e portões com outras empresas aéreas em casos de emergência e durante operações irregulares, como em condições meteorológicas extremas. Os portões são disponibilizados de acordo com prioridades operacionais estabelecidas (como emergências médicas, demandas de manutenção) e restrições de compatibilidade do portão local. Se o portão não estiver disponível e o desembarque for necessário, outros equipamentos, como escadas, serão disponibilizados para que os passageiros possam desembarcar.

Salvo indicação contrária, os voos internacionais e/ou em parceria comercializados (número de voo da AA operado por outra empresa aérea) seguem seu próprio plano de contingência para atrasos na pista. Este plano de contingência é explicitamente distinto e não faz parte do contrato de transporte das empresas aéreas citadas.

Limites para atrasos prolongados na pista

Atrasos prolongados na pista podem ocorrer tanto durante o taxiamento na decolagem (anterior à partida) quanto durante o taxiamento na aterrissagem (posterior à chegada). Durante essas fases da viagem, os seguintes limites se aplicam:

  • No caso de voos dentro dos EUA, a American Airlines, a Envoy, a PSA e a Piedmont não permitem que a aeronave permaneça na pista de um aeroporto dos EUA por mais de três horas sem oferecer aos passageiros a possibilidade de desembarcar.
  • No caso de voos internacionais partindo ou chegando a um aeroporto dos EUA, a American Airlines, a Envoy, a PSA e a Piedmont não permitem que a aeronave permaneça na pista por mais de quatro horas sem oferecer aos passageiros a possibilidade de desembarcar.

Atrasos superiores a esses limites podem ser necessários se:

  • O piloto em comando determinar que permitir o desembarque de um passageiro prejudicaria a segurança ou a proteção do passageiro, ou que há uma razão de segurança ou proteção pela qual a aeronave não pode deixar sua posição na pista para desembarque dos passageiros.
  • O controle de tráfego aéreo informar ao comandante que retornar ao portão ou outro ponto de desembarque para realizar o desembarque de passageiros interromperia significativamente as operações do aeroporto.
  • Para voos de partida, o voo começa a retornar a um ponto de desembarque adequado no máximo três horas (para voos domésticos nos EUA) ou quatro horas (para voos internacionais) após a porta principal da aeronave ser fechada para o desembarque de passageiros. Se a aeronave estiver em uma área que não está sob o controle da companhia aérea, ela começa a retornar a um ponto de desembarque adequado quando uma solicitação é feita à torre de controle da Federal Aviation Administration, autoridade aeroportuária ou outra autoridade relevante de direção das operações da aeronave. Se a aeronave estiver em uma área sob o controle da companhia aérea, ela começa a retornar a um ponto de desembarque adequado quando o piloto começar a manobrá-la até um ponto de desembarque adequado.

Serviços oferecidos aos passageiros durante atrasos prolongados na pista

Para todos os voos que sofrerem atraso prolongado na pista de um aeroporto dos EUA, a American Airlines, a Envoy, a PSA e a Piedmont se comprometem a:

  • Fornecer aos passageiros alimentos e água potável adequados no máximo duas horas após o início do atraso, a menos que o piloto em comando determine que as considerações de segurança ou proteção impeçam esse serviço.
  • Disponibilizar banheiros operacionais enquanto a aeronave estiver na pista.
  • Disponibilizar atendimento médico, caso necessário, enquanto a aeronave estiver na pista.
  • Manter uma temperatura confortável na cabine.
  • Garantir que os passageiros no voo atrasado receberão uma notificação sobre o status do atraso quando o atraso exceder 30 minutos.
  • Notificar os passageiros em um voo atrasado sempre que houver uma oportunidade de desembarcar de uma aeronave, se a oportunidade de desembarcar realmente existir.

Na American Airlines, na Envoy, na PSA e na Piedmont, a segurança e o conforto dos nossos clientes são sempre a prioridade, especialmente em caso de atrasos em voos. Estamos seguros de que nossos planos de contingência amenizarão possíveis inconvenientes.

Talvez também esteja interessado em…

Direitos dos passageiros – Canadá (em inglês)